quarta-feira, 28 de maio de 2014

AVISO: sobre minha ausência.

Oi pessoal, tudo bem?

Tô passando aqui para pedir mil desculpas a vocês!!!
Ando meio sumida e o blog tá jogado às moscas desde a semana passada :(

Estou passando por um período muito corrido! Trabalho num escritório de advocacia o dia todo, e como vou tirar férias a partir de sexta-feira, tô correndo com minhas atividades. Além disso, faço alguns trabalhos acadêmicos à noite, pois sou co-orientadora de monografias jurídicas (faço revisão de texto e correção das regras da ABNT) para alguns alunos/clientes, e fim de período letivo sempre é corrido pra mim. 
E mais, estava correndo para agendar a minha cirurgia, pois é muita burocracia com o plano de saúde... Tive que fazer vários exames e consultas... Muita frescura! heheheh...

Enfim, esse blá blá blá todo é só para justificar minha ausência, pois me sinto em dívida com meus queridos leitores! Prometo que aos poucos vou lendo e comentando nos blogs amigos.

No entanto, as férias estão chegando e finalmente vou ter tempo para pesquisar bastante e voltar com as postagens regulares a partir de segunda, dia 02/06!!! Então, por favor, não me abandonem! rsrsrs...

Espero que me compreendam e não deixem de voltar aqui :)

OBS: minha cirurgia vai ser dia 10/06, mas acho que no mesmo dia volto pra casa, se tudo der certo. 

Abraço!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inspiração: Decoração sustentável com paletes de madeira para o seu apê

Oi pessoal!
Tudo bem com você? 

A inspiração de hoje, já conhecida por muitos de vocês, é a decoração com paletes de madeira para apartamentos.
Além de ser uma decoração sustentável, já que os paletes são reutilizados, o seu apartamento pode ficar com cara de moderninho gastando pouco.

Com criatividade, podemos obter vários tipos de móveis e objetos com os paletes... Olha aí alguns bem interessantes:

1. Centros para a sala de estar. Pintado fica ainda mais bonito! Esse último já foi mostrado aqui no blog, pois estava na Casa Cor PE 2014.






2. Base para sofás e futos. Bem interessante esta composição!





3. Um home office em um cantinho sobrando do apêtambém fica bem legal feito com o palete de madeira pintado.





5. Base para camas. Um ar bem jovial para os quartos :)





6. Painéis para a tv ou para a cozinha. Lindos e diferentes!




7. Uma caminha especial para o seu animal de estimação! Tenho certeza que o meu cãozinho Boby iria amar. rsrsrs... Na verdade esse é um caixote, mas achei tão fofo que decidi incluir na lista :P




8. Colocando rodinhas em um palete de madeira, dá pra fazer uma sapateira pra colocar em baixo da cama. Ótima ideia para quem tem pouco espaço no quarto!


(Fotos: google imagens e arquivo do blog)

Enfim, pessoal, os paletes de madeira estão super em alta nas decorações. Além de dar um charme legal ao ambiente, é um forma também de ajudar o meio ambiente, pois a reutilização desses materiais evita o gasto desnecessário de mais madeira para a confecção de um móvel comum.

Às vezes acho que o brasileiro tem um pouco de preconceito com os materias reciclados, pois acham que não são coisas "chics e finas", mas isso é bobagem e as mostras de arquitetura e decoração brasileiras, a exemplo da Casa Cor PE, demonstram que dá sim pra fazer muita coisa legal e bacana com esses materiais reutilizados. Além disso, ao usar produtos reciclados, estamos ajudando o nosso planeta a ter um futuro menos caótico.

Espero que tenham gostado das dicas! Penso em fazer algo futuramente com paletes de madeira, para organizar alguns trecos embaixo da cama, como na última foto. Depois mostro a vocês :)

Aguardo comentários!
Abraço.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Inspiração: quarto de casal clean

Oi gente!
Tudo bem por aí?

Por aqui tudo certo, tirando o caos que foi ontem em Recife com a greve da PM! Nossa, nunca senti tanta vergonha do meu estado... Muitos "cidadãos" se aproveitaram da situação para saquear lojas e supermercados. Terrível! Mas não vou encher o saco de vocês com essa história não, quem não é daqui e quiser se informar, indico essa matéria aqui.

Sobre o tema do post de hoje, eu adoroooo pesquisar sobre decoração de quartos de casal. Além de ser um ambiente feito para o descanso, eu realmente penso em ter um quarto bonito e funcional.

Eu já havia falado sobre quartos de casal de apartamentos pequenos em um post anterior, quem quiser rever é só clicar aqui. No entanto, buscando mais inspirações para mim e para vocês, encontrei muitas ideias legais para guardar nas nossas pastinhas de inspirações, todos no estilo clean :)














(Fotos: google imagens)

Cores claras, papéis de parede, espelhos, boa iluminação e toques de cor nos objetos: tá aí algo que realmente me deixa encantada quando se fala em quarto de casal. Acho que meu estilo para esse ambiente é realmente o clean, pois gosto de um quarto com ar de "tranquilidade", entendem?

Outra dica é, se possível, fazer os móveis planejados para ficar tudo no seu devido lugar. Queria muito um closet, mas não rola no meu mini apê. Vou ter que me virar nos 30 para encomendar um bom guarda-roupas com bastante espaço. E vou ter que me livrar de muita tranqueira velha também! kkkkkkk...
Outra ideia que tenho é comprar uma cama box com baú, pra guardar a roupa de cama dentro dela, acho que assim dá pra economizar bastante espaço no guarda-roupas.

Ainda sobre o post de ontem, continuo a refletir sobre a necessidade das coisas, tanto para o apê quanto para outros âmbitos da vida. Quero exercitar mais o desapego e dar valor realmente ao que importa. Não se trata de um processo fácil e nem acontece de uma hora pra outra... Mais isso é um assunto para um outro post, quem sabe na próxima semana?!

E vocês, gostam do estilo clean para quarto de casais? Qual deles vocês mais se identificaram?
Os meus preferidos foram o 4 e o 9.
Aguardo comentário ;)

Abraço e tenham um ótimo final de semana!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

5 dicas valiosas para quem mora em apartamentos pequenos

Oi gente!
Boas tardes :)

Hoje quero compartilhar com vocês uma matéria bem interessante que encontrei na internet.

Como vocês sabem, o foco aqui do blog é falar sobre apartamentos pequenos. Para quem ainda não sabe da minha história, vai aí um resuminho: em novembro do ano passado, após 3 meses de casamento, conseguimos comprar nosso primeiro apê, um mini de 45 m² aqui em Recife. O meu mini apê está em fase de construção e a previsão é que fique pronto em fevereiro de 2016. Quem ainda não viu, pode dar uma olhada nessa postagem aqui com as fotos do decorado.

Então, em janeiro desse ano criei o bloguito porque comecei a amar tudo relativo à decoração de interiores, o que se tornou um hobby e uma forma de aprendizado muito legal!

Acontece que nem tudo que a gente quer fazer no nosso apê é possível ou funcional, não é verdade?! Eu quero muito aproveitar todo o possível dos meus 45 m², no entanto, nessa matéria do site Casa.abril.com.br encontrei uma matéria bem interessante sobre os erros de quem mora em apartamentos pequenos.

É bem legal ter uma visão de um profissional, o que ajuda bastante a definir as suas prioridades para a reforma e decoração/mobília do apê.

O arquiteto canadense Graham Hill deu 5 dicas para evitar erros em apartamentos pequenos. Achei super válido repassar essas ideias aqui. Vamos lá:

1. Devemos planejar o nosso apê de acordo com as nossas necessidades. 
"Se você recebe visitas raramente, as cadeiras a mais na sala apenas desperdiçam espaço. Vale à pena encontrar-se com os amigos e parentes em um parque ou restaurante. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.
COMO EVITAR: Faça escolhas. “Você precisa decidir o que é mais importante para você”, diz Hill. Reflita sobre seu estilo de vida e escolha quais objetos vale à pena manter e quais funções a casa deve comportar. Se você não souber suas reais necessidades, perderá espaço e qualidade de vida.
UM BOM EXEMPLO: Sala integrada à cozinha. Para aumentar o espaço, a arquiteta Maristela Bernal abriu mão das divisórias entre sala e cozinha. Integrar sala de estar, cozinha e home-office significou, é claro, abrir mão das fronteiras entre esses cômodos. O espaço de 14,5 m² fica em um apartamento de Salvador."



2. Comprar por impulso não é uma boa opção!
"Quem compra em excesso acaba tendo que disputar a casa gadgets, enfeites e móveis que não usa nunca.
COMO EVITAR: Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do objeto. E se a necessidade for emocional? “Você precisa mudar essa necessidade, caso vá viver em um espaço pequeno”, afirma o arquiteto Graham Hill, especializado em espaços pequenos.
UM BOM EXEMPLO: Quarto de duas irmãs. Poucos móveis deixam bastante espaço para duas meninas de 8 e 11 anos brincarem nesse quarto pequeno de Curitiba. As arquitetas Helaine Pinterich e Ester Kloss projetaram o ambiente."



3. Manter eletrodomésticos sem utilidade ou pouco utilizados.
"Não vale a pena comprar eletrodomésticos que usará poucas vezes durante o ano. A não ser que você seja aficionado por massas resista à tentação de ter um fazedor de pães. A mesma regra vale para a máquina de fazer pipoca, sorvete ou crepes. Dependendo do seu estilo de vida, vale à pena abrir mão até do forno!
COMO EVITAR: Use os serviços da cidade. Apartamentos no centro da cidade costumam ser pequenos por causa do alto preço dos terrenos, valorizados por comércio e infra-estrutura nas proximidades. Em vez de gastar espaço, use serviços como rotisserias, padarias e o pipoqueiro.
UM BOM EXEMPLO: Cozinha em apartamento de 49 m². Feita para um casal sem filhos, esse apartamento trocou o excesso de eletrodomésticos por espaço. As cores claras ampliam o ambiente. A arquiteta Karla Madrilis projetou o espaço em Brasília."



4. Evitar o número de estantes abertas.
"Prateleiras abertas e preenchidas com objetos coloridos tornam o ambiente visualmente pesado. Elas diminuem a sensação de amplitude – por isso, dose-as bem.
COMO EVITAR: Cubra as prateleiras. Instale armários com portas de cores claras e sem estampas. Se a marcenaria não couber no orçamento, cubra-as com cortinas. “Superfícies lisas tornam o ambiente menos claustrofóbico”, diz Hill.
UM BOM EXEMPLO:Home-office em apartamento. A arquiteta Paula Fiegenbaum combinou prateleiras com enfeites e armários protegidos por portas brancas nesse espaço. Assim, o canto de trabalho tem um visual leve e parece maior. O espaço faz parte de um apartamento de 92 m² projetado para um jovem casal em Lajeado (RS)."



5. Evitar luminárias de chão.
"Abusar das luminárias de chão. Essas peças costumam roubar preciosos centímetros quadrados e, com frequência precisam de mais espaço para ser admiradas.
COMO EVITAR: Adote lâmpadas no forro. Assim como as luminárias de chão, as lâmpadas embutidas e spots (pequenos canhões de luz) permitem criar ambientes de iluminação variados.
UM BOM EXEMPLO: Sala de estar. Esse apartamento de Belo Horizonte consegue diferentes efeitos de iluminação graças a uma sanca iluminada e fileiras de luminárias embutidas no forro. Interiores criados por Clarice Andrade, da Projettar Design de Ambientes."



Bom, achei bem interessante as dicas do referido arquiteto. Isso me ajuda a refletir sobre quais são as minhas prioridades para o meu apartamento, o quanto posso gastar na questão reforma/decoração/mobília e quais as maiores necessidades do meu lar.
Ainda não tenho essas respostas porque tenho que sentar com o marido e discutir tudo isso para, daí sim, passarmos a pensar no projeto. Mas como ainda temos tempo pela frente, aos poucos vamos pensando, até porque ainda não sabemos exatamente o que queremos, apenas conjecturamos ideias de coisas bonitas e legais.

Interessante essa coisa de "menos é mais", pois eu sou do tipo que gosta de várias coisas de decoração, e como não gostar, né?! E acho que muitos trecos não combinam com espaços pequenos :P

Por fim, deixo a história do arquiteto, que aprendeu a viver com menos:

"O canadense aprendeu a viver com pouco depois de, quem diria, lidar com o excesso. Hill ficou milionário antes dos 30 ao vender a empresa que fundou, uma consultoria de internet. Comprou um casarão na cidade de Seattle, Estados Unidos. Preencheu com móveis e eletrodomésticos. Comprou dois carros e uma infinidade de aparelhinhos eletrônicos. Mudou-se para Nova York, onde alugou um loft descolado. Até contratou um personal shopper.
Nesse período, o empresário descobriu que novidades perdiam rapidamente a graça rápido, mas exigiam constante energia para manter, transportar e gerenciar. A lição ficou clara depois que resolveu viajar pelo mundo com Olga, uma bela andorrana. Ele se descobriu feliz da vida longe de seus bens - morando em diferentes cidades do mundo e carregando apenas roupas, laptops e produtos de higiene nas viagens.
Quando o namoro acabou, o arquiteto resolveu simplificar a vida. Vendeu a casa (não sem muita burocracia) e se mudou para outro apartamento em Nova York, dessa vez com 39 m². No espaço, trabalha e recebe até doze amigos – dois podem passar a noite por lá. O apartamento teve tanta atenção da imprensa que Hill abriu a Life Edited."

(Matéria e fotos: Casa.abril)

Então é isso, pessoal.
Espero que tenham gostado das dicas e que possamos refletir mais sobre nossos hábitos de consumo. Além disso, definir prioridades é uma passo bem importante na hora de decorar um apartamento pequeno.

Adoraria discutir mais sobre isso com vocês!
Aguardo os comentários ;)

Abraço!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Decoração jantar romântico

Oi pessoal!!

Tô de volta vivinha da silva! rsrsrs...
Peço desculpas pela minha ausência esses dias. Estive doente (de novo a garganta) e não tive muita paciência para postar. Espero que compreendam... Em breve isso vai ter fim, pois mês que vem farei a cirurgia para retirar as amígdalas e não terei mais esse tipo de problema. 

Mas já estou de volta e pretendo rechear esta semana com postagens para todos nós nos inspirarmos :)

Hoje, vim compartilhar com vocês a decoração de um jantarzinho romântico que fiz na minha casa. Sábado completamos 9 meses de casados e decidi surpreender o maridinho com um jantar surpresa.

Tentei fazer uma mesa romântica e "chic", por isso disse a vocês nesse post aqui que iria começar o enxoval do apê fazendo os sousplats! Entenderam, né?! heheheh... Além da ideia legal, eu resolvi fazer os souplats com tecido para experimentar no jantar, não pude falar antes porque era surpresa.

Levei uma mesa de plástico desmontável para a varanda, usei uma toalha branca com detalhes em renda. Usei os sousplats que fiz, comprei pratos com borda prateada e guardanapos de tecido, enfeitei as garrafinhas com laço chanel, comprei porta velas e 2 rosas. Olhem aí alguns dos materiais utilizados:







Também fiz uma cortininha de corações e estrelas. Gostei bastante do efeito:



A mesa montada ficou assim (OBS: nessa hora ainda não tinha colocado os talheres e taças):





A qualidade das fotos não tá muito legal, pois foram tiradas no celular. Mas, como podem perceber, o jantar foi feito na varanda do home office :P
Para o cardápio fiz crepe misto, crepe cartola e mousse de morango. O marido aprovou e saiu tudo gostoso, ainda bem :P Não tirei fotos durante o jantar para não atrapalhar o clima romântico, afinal, essa era a intenção! rsrsrs... Musiquinha de fundo ficou por conta da banda "Remy Zero", coloquei pra tocar no notebook porque foram as músicas que embalaram o começo do namoro.

Enfim, pessoal, espero que tenham gostado da dica. Acho super válido compartilhar esse tipo de inspiração, pois a maioria dos leitores do blog são mulheres, namoradas, noivas e casadas, que também gostam de ter ideias para o dia a dia. A intenção aqui do blog é falar de tudo relativo à decoração, e não apenas à mobília da casa...

E vocês, o que acharam? Espero de verdade que tenham curtido :)
Aguardo comentários.

Abraço!!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Faça você mesmo: sousplat revestido com tecido

Oi pessoal!

Hoje quero compartilhar com vocês aqui uma dica bem legal, testada e aprovada por mim :P
Quem aí gosta de deixar a mesa bonita e organizada?! Eu adoro!! Então, decidi fazer alguns sousplats revestidos com tecido.

Como vocês sabem, o marido e eu moramos com os pais dele até nosso mini apê ficar pronto. Só que decidi começar a ir comprando, aos poucos, alguns itens para o nosso cantinho e coisas que posso utilizar no momento.
Ainda não posso dizer o porquê de eu ter escolhido o sousplat para "começar o enxoval", pois trata-se de uma surpresa. Na próxima semana eu farei um post explicando direitinho e com mais fotos! hehehehe...

Para quem não conhece, o sousplat (pronúncia: suplá) é um apoio para pratos, que serve para sustentação (o prato não fica escorregando na mesa) e como decoração, claro...

Então, pesquisei na internet alguns tipos de sousplat artesanais e achei bem bacana a ideia de fazê-los com revestimento de tecido. Não foi exatamente fácil, mas no final vale muito a pena ver ele prontinho.

Eu peguei a dica de como fazer em um vídeo da blogueira Flávia Ferrari, do blog DecoraCasa. Segue aí o vídeo tutorial para vocês:



Então, segui todos os passos do vídeo e, no final, meu sousplat ficou assim:




Observem que na parte de cima ele "enrugou" um pouco. Mas esse foi o primeiro que fiz, então me deem um desconto! hehehehe... Nos próximos eu vou dar uma caprichada. Detalhe: nessa foto ele ainda não tinha secado, estava com a cola líquida por cima para impemeabilizar.

Para fazer esse sousplat eu utilizei:
* sousplat de mdf cru (Comprei no Mercado de São José, aqui em Recife): R$11,00 a unidade
* tinta pva azul escuro (vende em qualquer armarinho): R$2,60
* 1 metro de tecido (eu peço "algodão para artesanato" na loja Avil do centrão de Recife): R$4,70 o metro. OBS: 1 metro dá para aproximadamente 4 ou 5 sousplats
O pincel e a cola branca eu tinha em casa. O sousplat que comprei tinha 30cm de diâmetro, porque foi o único lugar que achei... Mas o ideal mesmo é que tenha 35cm, pois fica mais legal até para pratos maiores.

Se você quiser baratear ainda mais o sousplat, podem fazê-los em discos de papelão, só não vai ficar com esse baixo relevo no meio...

Para ajudar aqueles que não tem uma loja de mdf por perto, eu pesquisei na internet e encontrei duas lojas que vendem o sousplat de mdf cru. São elas: Lojão do MDF e Atelier da Madeira.


Agora, deixo para vocês algumas ideias de sousplats decorados com tecido e da composição da mesa com eles:














(Fotos: google imagens)


Lindas inspirações, não?
Achei tudo lindo. Quando eu fizer outros e que ficarem mais 'certinhos', eu posto aqui pra vocês :)

Espero que gostem e aproveitem a dica.
Deixem as opiniões de vocês nos comentário, sempre respondo a todas!


Abraço.