quarta-feira, 14 de maio de 2014

5 dicas valiosas para quem mora em apartamentos pequenos

Oi gente!
Boas tardes :)

Hoje quero compartilhar com vocês uma matéria bem interessante que encontrei na internet.

Como vocês sabem, o foco aqui do blog é falar sobre apartamentos pequenos. Para quem ainda não sabe da minha história, vai aí um resuminho: em novembro do ano passado, após 3 meses de casamento, conseguimos comprar nosso primeiro apê, um mini de 45 m² aqui em Recife. O meu mini apê está em fase de construção e a previsão é que fique pronto em fevereiro de 2016. Quem ainda não viu, pode dar uma olhada nessa postagem aqui com as fotos do decorado.

Então, em janeiro desse ano criei o bloguito porque comecei a amar tudo relativo à decoração de interiores, o que se tornou um hobby e uma forma de aprendizado muito legal!

Acontece que nem tudo que a gente quer fazer no nosso apê é possível ou funcional, não é verdade?! Eu quero muito aproveitar todo o possível dos meus 45 m², no entanto, nessa matéria do site Casa.abril.com.br encontrei uma matéria bem interessante sobre os erros de quem mora em apartamentos pequenos.

É bem legal ter uma visão de um profissional, o que ajuda bastante a definir as suas prioridades para a reforma e decoração/mobília do apê.

O arquiteto canadense Graham Hill deu 5 dicas para evitar erros em apartamentos pequenos. Achei super válido repassar essas ideias aqui. Vamos lá:

1. Devemos planejar o nosso apê de acordo com as nossas necessidades. 
"Se você recebe visitas raramente, as cadeiras a mais na sala apenas desperdiçam espaço. Vale à pena encontrar-se com os amigos e parentes em um parque ou restaurante. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.
COMO EVITAR: Faça escolhas. “Você precisa decidir o que é mais importante para você”, diz Hill. Reflita sobre seu estilo de vida e escolha quais objetos vale à pena manter e quais funções a casa deve comportar. Se você não souber suas reais necessidades, perderá espaço e qualidade de vida.
UM BOM EXEMPLO: Sala integrada à cozinha. Para aumentar o espaço, a arquiteta Maristela Bernal abriu mão das divisórias entre sala e cozinha. Integrar sala de estar, cozinha e home-office significou, é claro, abrir mão das fronteiras entre esses cômodos. O espaço de 14,5 m² fica em um apartamento de Salvador."



2. Comprar por impulso não é uma boa opção!
"Quem compra em excesso acaba tendo que disputar a casa gadgets, enfeites e móveis que não usa nunca.
COMO EVITAR: Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do objeto. E se a necessidade for emocional? “Você precisa mudar essa necessidade, caso vá viver em um espaço pequeno”, afirma o arquiteto Graham Hill, especializado em espaços pequenos.
UM BOM EXEMPLO: Quarto de duas irmãs. Poucos móveis deixam bastante espaço para duas meninas de 8 e 11 anos brincarem nesse quarto pequeno de Curitiba. As arquitetas Helaine Pinterich e Ester Kloss projetaram o ambiente."



3. Manter eletrodomésticos sem utilidade ou pouco utilizados.
"Não vale a pena comprar eletrodomésticos que usará poucas vezes durante o ano. A não ser que você seja aficionado por massas resista à tentação de ter um fazedor de pães. A mesma regra vale para a máquina de fazer pipoca, sorvete ou crepes. Dependendo do seu estilo de vida, vale à pena abrir mão até do forno!
COMO EVITAR: Use os serviços da cidade. Apartamentos no centro da cidade costumam ser pequenos por causa do alto preço dos terrenos, valorizados por comércio e infra-estrutura nas proximidades. Em vez de gastar espaço, use serviços como rotisserias, padarias e o pipoqueiro.
UM BOM EXEMPLO: Cozinha em apartamento de 49 m². Feita para um casal sem filhos, esse apartamento trocou o excesso de eletrodomésticos por espaço. As cores claras ampliam o ambiente. A arquiteta Karla Madrilis projetou o espaço em Brasília."



4. Evitar o número de estantes abertas.
"Prateleiras abertas e preenchidas com objetos coloridos tornam o ambiente visualmente pesado. Elas diminuem a sensação de amplitude – por isso, dose-as bem.
COMO EVITAR: Cubra as prateleiras. Instale armários com portas de cores claras e sem estampas. Se a marcenaria não couber no orçamento, cubra-as com cortinas. “Superfícies lisas tornam o ambiente menos claustrofóbico”, diz Hill.
UM BOM EXEMPLO:Home-office em apartamento. A arquiteta Paula Fiegenbaum combinou prateleiras com enfeites e armários protegidos por portas brancas nesse espaço. Assim, o canto de trabalho tem um visual leve e parece maior. O espaço faz parte de um apartamento de 92 m² projetado para um jovem casal em Lajeado (RS)."



5. Evitar luminárias de chão.
"Abusar das luminárias de chão. Essas peças costumam roubar preciosos centímetros quadrados e, com frequência precisam de mais espaço para ser admiradas.
COMO EVITAR: Adote lâmpadas no forro. Assim como as luminárias de chão, as lâmpadas embutidas e spots (pequenos canhões de luz) permitem criar ambientes de iluminação variados.
UM BOM EXEMPLO: Sala de estar. Esse apartamento de Belo Horizonte consegue diferentes efeitos de iluminação graças a uma sanca iluminada e fileiras de luminárias embutidas no forro. Interiores criados por Clarice Andrade, da Projettar Design de Ambientes."



Bom, achei bem interessante as dicas do referido arquiteto. Isso me ajuda a refletir sobre quais são as minhas prioridades para o meu apartamento, o quanto posso gastar na questão reforma/decoração/mobília e quais as maiores necessidades do meu lar.
Ainda não tenho essas respostas porque tenho que sentar com o marido e discutir tudo isso para, daí sim, passarmos a pensar no projeto. Mas como ainda temos tempo pela frente, aos poucos vamos pensando, até porque ainda não sabemos exatamente o que queremos, apenas conjecturamos ideias de coisas bonitas e legais.

Interessante essa coisa de "menos é mais", pois eu sou do tipo que gosta de várias coisas de decoração, e como não gostar, né?! E acho que muitos trecos não combinam com espaços pequenos :P

Por fim, deixo a história do arquiteto, que aprendeu a viver com menos:

"O canadense aprendeu a viver com pouco depois de, quem diria, lidar com o excesso. Hill ficou milionário antes dos 30 ao vender a empresa que fundou, uma consultoria de internet. Comprou um casarão na cidade de Seattle, Estados Unidos. Preencheu com móveis e eletrodomésticos. Comprou dois carros e uma infinidade de aparelhinhos eletrônicos. Mudou-se para Nova York, onde alugou um loft descolado. Até contratou um personal shopper.
Nesse período, o empresário descobriu que novidades perdiam rapidamente a graça rápido, mas exigiam constante energia para manter, transportar e gerenciar. A lição ficou clara depois que resolveu viajar pelo mundo com Olga, uma bela andorrana. Ele se descobriu feliz da vida longe de seus bens - morando em diferentes cidades do mundo e carregando apenas roupas, laptops e produtos de higiene nas viagens.
Quando o namoro acabou, o arquiteto resolveu simplificar a vida. Vendeu a casa (não sem muita burocracia) e se mudou para outro apartamento em Nova York, dessa vez com 39 m². No espaço, trabalha e recebe até doze amigos – dois podem passar a noite por lá. O apartamento teve tanta atenção da imprensa que Hill abriu a Life Edited."

(Matéria e fotos: Casa.abril)

Então é isso, pessoal.
Espero que tenham gostado das dicas e que possamos refletir mais sobre nossos hábitos de consumo. Além disso, definir prioridades é uma passo bem importante na hora de decorar um apartamento pequeno.

Adoraria discutir mais sobre isso com vocês!
Aguardo os comentários ;)

Abraço!

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, todas ajudam bastante a montar o apêzinho....Pois quanto menos espaço mais praticidade precisamos...Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Carla! Temos que aproveitar ao máximo os espaços possíveis.
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Bruna, adorei as dicas!
    Eu moro em apto aqui em SP e me identifiquei mto com o post!
    Um beijo
    Camila (Blog ItGlamour www.itglamour.com )

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Camila.
    Realmente, eu sinto bastante a necessidade de refletir sobre isso, pois meu apê vai ser bem pequeno e eu quero muita coisa... kkkkkk...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, olá!
    Vim retribuir sua ilustre visita.

    Cara, essas dicas são valiosas. Estou vivendo perfeitamente bem no meu apê minúsculo. Eu e meu marido mantemos tudo organizado então fica nada fora do lugar. Eu tenho tudo que uma casa precisa ter. Não coisas de luxo como lava-louças, adega, closet... essas coisas... mas consegui aproveitar meus espaços todos.

    Um beijinho.
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! Muito bom vê-la por aqui, obrigada pelo carinho :)
      Bom saber que vc vive bem sem ter tantos itens de luxo! Se vc aceitar a dica, seria interessante se vc fizesse um post mostrando novamente o seu apê e nos dando mais dicas de como aproveitar melhor os espaços! Aposto que aprenderíamos bastante com alguém que passou por isso na prática ;)
      Bjs!

      Excluir