quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Inspiração: lustres e pendentes para a sala de jantar

Oi gente!

Quando eu fui visitar pela primeira vez o modelo decorado do meu mini apê, em novembro do ano passado, fiquei apaixonado pela sala de jantar! E o que eu mais achei legal foi a luminária (pendente) que estava sob a mesa de jantar.

Nessa foto, dá pra ter mais ou menos uma ideia da dita cuja:



A demente aqui tirou a foto com ela apagada. Mas gente, ela acesa é a coisa mais linda do mundo, pois por dentro tem uns tipos de cristais que dá um efeito bem legal na iluminação.
OBS: O meu apto é um pouquinho diferente, pois a sala de jantar é um pouco maior, mas a metragem do apto no total é a mesma (45m²).
Para quem ainda não viu, confiram nesse post AQUI as fotos do decorado :)

Então, decidi pesquisar algumas inspirações legais de lustres e luminárias para mostrar aqui no blog.

Mas antes de mostrar as fotos, queria compartilhar com vocês uma definição didática entre lustres e pendentes, encontrada em um site bem bacana:

Lustre: É um tipo de luminária composto por vários braços que se unem em uma estrutura central, formando um candelabro. É uma peça extremamente decorativa, cuja iluminação não é muito funcional e é mais usada para dar requinte e dramaticidade aos ambientes.
Pendente: Diferente do lustre, é uma peça sem braços e que pode receber lâmpadas para tornar a iluminação mais funcional (por exemplo, em bancadas de refeições). Disponível em vários tamanhos e modelos, os pendentes podem ser usados em vários ambientes e há versões desde os mais simples até os mais requintados. Tanto no pendente quanto no lustre o soquete que recebe a lâmpada fica bem abaixo do teto, para criar o efeito diferenciado.

Entenderam a diferença?!
Pois é, existe muitaaaaa variedade de lustres e pendentes no mercado, então trouxe algumas inspirações bem bacanas e atuais. Espero que gostem!

Lustres:

1. 


2.


3.


4.


5.


6.


7.


Pendentes:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.

(Fonte: Google imagens)

Pois é, pessoal, é muita variedade pra escolher hein... Oh dúvida cruel! heheheh...
Eu gosto mais dos pendentes, adoro desse toque "modernoso" deles. Gostei muito dos estilos 6 e 7, mas ainda vou ter muito tempo pra pensar e muita coisa pra ver ainda :)

E vocês, gostam mais dos lustres ou dos pendentes? Qual deles você mais gostou?
Aguardo comentários.

Abraço!


15 comentários:

  1. Oi Bru!
    Acho lindo um lustre ou pendente de cristais, tipo a imagem 2 dos lustres ou 2 dos pendentes!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Amei os pendentes 5 e 6! Lindíssimos!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou a procura de um rsrs :)

    tem que ser proporcional ao tamanho da sala!
    Quando achar, postarei foto!

    Bjs

    projetoapartamento204.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quero um proporcional tbm pra mim. Como minha sala é pequena, acho que ficaria estranho algo grandão! heheheh...
      Bjs!

      Excluir
  4. Acho os lustres chiquérrimos! Sempre pensei em ter um, mas os pendentes são mais sóbrios e se harmonizam mais à qualquer decoração. Ainda não decidi qual vou colocar, mas a questão é mesmo a harmonização. Lustres chiques e grandes não combinam muito com salas pequenas. Quanto aos lustres, gostei mais da figura 2, dos pendetes, gostei dos: 1, 3 e 7. Mas penso também em colocar luminárias que sao mais presas ao teto, que não sei se são lustres ou pendentes;P Algo tipo a foto do link, retirado do google imagens: https://www.google.com.br/search?q=lumin%C3%A1rias&rlz=1C1PRFC_enBR554BR554&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=gX8HU6L0Ac3nsAS-xoGoCw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1360&bih=620#q=lumin%C3%A1rias+teto&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=Qto5jCNy6YywqM%253A%3BfJlWifEEKtTwwM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-Twbr9cVqKAE%252FUZ7jnUOYCVI%252FAAAAAAAAEKE%252FKWj2McqXIiM%252Fs640%252Fplafon.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fconstruindominhacasaclean.blogspot.com%252F2013%252F05%252Filuminacao-de-ambientes-luminarias.html%3B640%3B480
    bjos e Bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho bem lindo os pendentes... aki na casinha meu noivo não gosta de nada pendurado diz que incomoda... rsrs... só ele msm... mais ainda vou tentar mudar a idéia dele....

    http://detalheslar.blogspot.com.br/

    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mulher, tenta convencê-lo! O ambiente fica lindo com um pendente! heheheh...
      Já tô seguindo seu blog.
      Bjs!

      Excluir
  6. Bruna, meu sonho é ter um lustre maravilhoso, com muito penduricalho, ahaha
    menina, nunca havia pensado na definição e diferenças entre lustre e pendente, tem pendente que parece lustre qdo cheio de cristal, rs
    coloquei teu blo na minha lista de blogs também ok?

    bjinhos, ótimo FDS pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Oii Bru, eu também gosto mais dos pendentes, em especial do mesmo em questão que vc comentou que tem no decorado do seu ape, quero um desses sobre a minha mesa!!! rsrs sou apaixonada por ele, acho lindoooo!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Andressa, ela é linda mesmo! Depois vou ver se encontro na internet alguma foto dela acesa... Bjs!

      Excluir
  8. Olá Bruna. Primeiro parabéns pelo blog.

    Os lustres e luminárias pendentes são realmente incríveis. Elas podem fazer toda a diferença no visual da decoração, além de serem extremamente funcionais..

    Beijos

    ResponderExcluir