sexta-feira, 27 de junho de 2014

Inspiração de sexta: lindas paredes decoradas.

Oi Gente!
E hoje é sexta-feira, que maravilha!! :D

Dia desses meu marido me mandou o link de uma postagem que eu adorei, sobre paredes decoradas. #thankslove!

Quero compartilhar as fotos e o texto aqui com vocês, pois são ótimas ideias para dar um up em algum ambiente da sua casa ou apê.

Espero que curtam :)

"Por muito tempo pensou-se que para compor a parede de uma maneira bacana eram  necessárias apenas obras de artes caras, quadros ou peças de artes de aquisições importantes e de nome. Como tudo na vida muda, essa ideia evoluiu e hoje acredita-se que para a composição de um ambiente, precisa-se mais que um quadro ou obra de arte, precisa-se de charme e encanto, para atribuir produções que tragam aos olhos, algo mais do que só a impressão de a ser visto, mas a impressão de ser sentido.
Para denominar essa nova linha de pensamento, algumas dicas são necessárias, para mistura de cores e estilos, andamento com simetria e arranjos, todas as técnicas que cabem como parte de uma exposição. Essas idéias e técnicas também devem ser associadas ao gosto do morador, a história do ambiente, e como ele quer que isso seja exposto. Pesquisando maneiras de fazê-lo, separei uma galeria de imagens com propostas e algumas dicas para seguir.
Dicas

Para que haja uma composição bacana, as peças precisam estar distribuídas de maneira harmônica, por isso são necessárias algumas finalidades como:
Simetria
Para composição simétrica marque o centro de onde pretende distribuir suas peças, dessa marca em diante, você deve deixar uma distância de mais ou menos 10 cm entre as peças, de todos os lados.
Alinhamento Variado
As peças começam como as simétricas, mas são alinhadas pelo topo.
Planejamento Alongado
Quanto mais diversas as formas dos objetos, melhor. A intenção para uma composição longa é a de seguir o meio de cada objeto, dando uma distância igual entre cada peça.
Encaixe

Composições encaixadas funcionam melhor quando tem como base alguma peça maior. Essa peça será a base para o encaixe das demais, sempre havendo um alinhamento pelo topo e uma distância que deve ser respeitada para todos os lados, como citado no item simetria.”

~Cliquem nas fotos para ampliar~











(Fonte: Choco la Design)

Eu gostei bastante das ideias e as achei bem inspiradoras. Dá pra tirar muita ideia legal dessas fotos!

Gostei muito do mural de fotos em preto e branco com vidro da penúltima foto, já salvei na minha pastinha de inspirações :)

Espero que gostem e se inspirem com tantas formas e cores :}

Um abraço e tenham um ótimo final de semana!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Inspiração: quartos pequenos para irmãos (ou irmãs)

Oi pessoal, tudo bem?

E aí, como foi o feriadão de vocês?
Aqui no nordeste foi feriadão de São João. Muita fogueira, forró e o melhor: comidas típicas de milho. Adorooo essa época! Comi tudo que consegui... kkkkkkk... Como não estou ainda 100% por conta da cirurgia, ainda estou voltando a comer aos poucos. Mas foi muito bommm, deu pra enfiar um pouco o pé na jaca :P

Sobre as inspirações de hoje, quero compartilhar algumas ideias de quartos pequenos para irmãos ou irmãs.

Eu tenho um irmão mais novo, hoje ele tem 22 anos (eu tenho 26). Nós morávamos em uma casa com 3 quartos, onde cada um de nós tinha um quarto. Mas, há 7 anos nossos pais se mudaram para um apartamento de 2 quartos em um bairro melhor, aí tivemos que dividir o quarto.
Como eu não era muito ligada em decoração, até porque eu era uma adolescente de 18 anos na época, a gente decidiu pintar o quarto de verde, porque era "unissex". Se fosse hoje em dia, acho que faria algo mais legal. Tínhamos uma bicama (ele dormia na de baixo) e um bancada de estudos. O guarda-roupas também era dividido. A gente brigada bastante... kkkkkk... Uma hora cada um queria seu espaço. Mas no final a gente sempre se entendia, muitas vezes com a intervenção da nossa mãe ou do nosso pai :P

Apesar dos estresses que rolavam as vezes, eu adorava dividir o quarto com meu irmão! A gente sempre conversava antes de dormir e ficávamos rindo de besteiras que falávamos... Quando ele dormia fora de casa, eu realmente sentia falta, às vezes a ponto de dormir mal quando ele não estava.
Enfim, foi uma época boa e acho que ficamos mais amigos pelo fato de dividirmos o quarto :) #umbeijopratuBreno

Então, depois de um blá-blá-blá sentimentalista, quero deixar com vocês algumas ideias de quartos para irmãos ou irmãs que achei bem interessante. Serve até pra mim, pois num futuro um pouco distante, pretendo ter dois bruguelos em casa. E eles vão ter que conviver no mesmo quarto. rsrsrsrs...

As inspirações nas fotos abaixo mostram que mesmo em quartos pequenos, dá para ter um ambiente legal e com um bom espaço para ambos.
As decorações são para meninos ou para meninas. Em um outro post, vou trazer algumas inspirações de um único quarto para um menino e uma menina. ;) #prometo

Espero que gostem:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


(Fotos: Minha casa)


E vocês, gostaram dessas ideias?
Qual deles vocês fariam para seus filhos?
Se eu tivesse dois meninos, faria o quarto nº 2. Se fossem meninas, faria o quarto nº 7.

Aguardo comentários :)

Abraço.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reflexão: sobre as neuras de ter um apê pequeno

Oi gente!
E hoje já é sexta-feira, que maravilha!! :D Adoro as sextas, mesmo estando de férias do meu trabalho. rsrsrs...

Acho que alguns de vocês já repararam que eu tenho um certa neura com meu mini apê. É que eu quero que caiba tudo nele, mesmo com pouco espaço, mas também sem me apegar a coisas sem utilidade.
Como criar esse equilíbrio?

Nessa postagem aqui, eu compartilhei com você algumas dicas de como economizar espaço e, inclusive, iniciei uma reflexão sobre o que seria realmente necessário para ter no meu apartamento. Essa questão vem me martelando há dias e pretendo parar um pouco com essa neura. Sou muito impaciente e ansiosa, por isso, quero desapegar mais de tanta neura...

Para parar um pouco com isso, nesse feriadão de São João, vou pegar a lista que postei aqui e vou sentar com o marido para conversarmos sobre ela. Pois, o próximo passo que quero fazer é tentar montar um orçamento de quanto, em média, poderemos gastar com a reforma e mobília do nosso apê. Um tipo de projeção... Acho que isso vai ajudar bastante a nos organizarmos financeiramente sem levar sustos no futuro e para podermos juntar na poupança com mais eficiência.

Pulando essa questão, tenho pesquisado bastante sobre economia de espaços. Encontrei algumas soluções que acho que vale a pena ter no apê, pois elas são ótimas aliadas em espaços enxutos! Para acabar um pouco com essa minha neura de que "não cabe". kkkkkkk...

Separei os que achei mais interessantes para mostrar a vocês:

1. Cama box baú. Atualmente minha cama box é normal, então, utilizo todo o espaço do maleiro meu guarda-roupas para o enxoval de cama e banho. Com essa cama box baú vou poder colocar tudo nela, assim, vou ganhar bastante espaço no futuro guarda-roupas.




2. Como já comentei com vocês nesse post aqui, quero muito fazer uma sala de jantar com canto alemão. Acho lindo e moderno, a minha cara! kkkkk... #poucomodesta. Então, achei interessante fazer umas gavetas abaixo do banco, como mostra na segunda foto, para guardar jogos americanos, sousplat, passadeiras e tudo relativo à sala de jantar. A primeira foto mostra exatamente o estilo que pretendo fazer :}





3. Um home office pequeno. O meu home office hoje é grande porque tinha bastante espaço disponível na casa dos sogros. Mas quando nos mudarmos, vamos fazer um só para ambos (hoje cada um tem o seu canto) e adaptado em algum lugar do apê.




4. Marcenaria planejada. Faz uma total diferença em ambientes pequenos, pois cada móvel terá as suas medidas adaptadas ao imóvel. Sei que muitos não podem por ser um pouco mais caro que os móveis convencionais vendidos em lojas de varejo, mas para quem tem essa condição, acho muito válido! Um marceneiro pode sair por quase o mesmo preço de um produto de vareja e mais barato que lojas de planejados. No meu caso, eu já quero planejar com antecedência a questão financeira. Também tive a sorte de ter um pai marceneiro, assim vou economizar bastante. OBS: estou cada vez mais inclinada a ter uma bancada de cozinha branca, se tiver bala na agulha ($$). rsrsrs...



(Fotos: google imagens)

Bom, essa é a minha reflexão da semana. Espero realmente tirar um pouco dessa neura de que apto pequeno não cabe isso ou aquilo. O negócio é planejar, tanto os ambientes quanto o financeiro... Pois também não adianta querer algo legal e não ter dinheiro para isso.

Espero que as ideias acima também possam inspirá-los e que as minhas reflexões também possam ser motivo para debate aqui no blog e entre vocês mesmos. Acho que compartilhar ideias e opiniões é fundamental para encontrarmos soluções.

Por fim, deixo aqui o comentário da leitora Dani, de SE, que me deixa bastante feliz em ver que é sim possível viver bem em um apartamento pequeno e que essas neuras vão passar:

"Então vejo mto a sua preocupação em relação ao mini apê de 45m, vou deixar aqui um pequeno relato:
Não sou arquiteta, designer longe disso, mas meu irmão comprou um mini ape de 44 metros e daí pirei achava mto pequeno e tal, ele tem dois filhos e esposa, o que posso dizer é que com algumas informações em blogs assim como o seu pode me ajudar a dar uma ajudinha no mini ape dele, hoje ele vive confortavelmente e muitoo feliz no apto com sua familia, não contratamos arquitetos nem outros profissionais!!"


Um grande abraço e ótimo final de semana / feriadão a todos!
Vou adorar ler e responder o comentários de vocês sobre o assunto
;)

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dica: Lista de enxoval para o apê

Oi, pessoal! 
Como estão?

Hoje quero compartilhar com vocês uma dica bem legal que recebi de uma amiga. Na verdade, de um casal de amigos.

Minha amiga de trabalho Aline namora o Flávio há um tempinho e estão começando a pensar em casamento <3 <3 <3 Mas, como eles são bem organizados, estão pensando logo em ter um apê para chamar de lar, para que possam passar a organizar a festa de casamento.
Então, o Flávio passou para a Aline uma lista de enxoval para o apartamento, com vários itens de enxoval, eletrodomésticos e móveis para que ambos pudessem definir o que terão no futuro lar. ~Muito fofo da parte dele~ hehehehe...

Achei a lista bem interessante e prática, porque, até então, eu não tinha nenhuma para me guiar. kkkkkk... Então já peguei a minha para definir junto com o maridão sobre o que realmente precisamos ou não para o nosso mini apê, sempre tendo como norte que queremos o necessário! Ou seja, nada de coisas sem utilidade.

OBS: Para facilitar, quem quiser baixar a lista em .xls, segue o link para download aqui.

Espero que seja útil para vocês a lista abaixo!
Aline e Flávio, obrigada por cederem a lista! Desejo tudo de melhor pra vocês e que em breve vocês consigam realizar um lindo casamento e um lar cheio de amor :)
Abraço.


1. ENXOVAL:

Cama
4 jogos de lençol (lençol com elástico, lençol solto e fronhas)
2 edredons
2 cobertores
1 protetor de colchão
1 capa para edredon
2 saias de cama (p/ cama box)
4 travesseiros
Mesa
2 jogos americanos (p/ 6 pessoas)
4 toalhas de mesa (2 p/ dia-dia e 2 finas)
2 toalhas de bandeja
1 forro de mesa
Banho
6 toalhas de banho
6 toalhas de rosto
4 pisos de banheiro
1 tapete de borracha p/ o box
2 toalhas praia/piscina
Copa/Cozinha
12 panos de prato
2 aventais
2 pegadores de panela
1 puxa-saco

2. SALA:

Eletrodomésticos
TV
DVD
Som
Telefone sem fio
Home Theater (opcional)
Ventilador
Utensílios Sala
Sofá
Mesa c/ Cadeiras
Mesa centro
Tapete
Almofadas
Rack baixo
Console table
Espelho
Castiçais
Cortina 
Plantinhas 
Porta-retrato
Vasos
Luminária
Objetos de decoração 
Porta-chaves

3. BANHEIRO:

Eletro
Chuveiro elétrico
Utensílios Banheiro
Lixeira pequena 2
Toalhas de rosto
Toalha de mão
Tolha de banho
Conjunto Banheiro inox
Roupão
Ducha
Tapetes

4. QUARTO:

Eletrodomésticos
Ar condicionado
Ventilador
TV
Utensílios Quarto
Cama
Lençol
Travesseiro
Edredom
Colcha
Mesinha Cabeceira (2)
Guarda-Roupa
Cabides
Espelho
Abajur

5. COZINHA:

Fogão
Geladeira
Liquidificador
Batedeira
Forno Microondas
Sanduicheira
Gelágua
Sugar
Cafeteira
Grill
Juicer 
Utensílios Cozinha
Copos para água 6 / whisky 6
Copos para cerveja 6
Faqueiro
Facas 6, Garfos 6 e Colheres 6 p/ dia dia (bege)
Pratos 6
Xícara/Píres 6 (grande)
Xícara/Píres (pequeno)
Pirex's 1 redonda; 3 retangulares
Abridor de coco
Conj. Sobremesa
Formas (bolo/pudim 1 pequena - redonda/retangular 4)
Tuppeware 6
Escorredor de Pratos e Talheres
Suporte p/ papel filme, toalha e alumínio
Garrafa térmica
Taças (vinho, champagne, água, licor)
Pratos p/ bolo 2 (médio e pequeno)
Cesta de pão
Mantegueira
Açucareiro
Potes de cereais e biscoitos 2
Panela de pressão
Espremedor de alho
Cortador de queijo
Cortador de pizza
Tesoura
Abridor de latas
Balde de gelo com tampa
Pegador de Gelo
Jarra p/ Suco 2
Paliteiro
Jogo Galheteiro (azeite, sal, vinagre, pimenta)
Fruteira
Pote para queijo ralado e orégano
Colher de pau 1
Ralador
Espremedor de batata
Utensílios Cozinha (continuação)
Escorredor de macarrão
Porta guardanapo
Bandeja (grande e média)
Tábua de carne 1
Panelas 3 / Frigideira 2
Forma de Pizza 1
Luva forno e fogão 2  
Toalhas de prato 12
Escumadeira
Concha
Lixeira (média e pequena)
Espátula p/ Bolo 1
Concha de Sorvete
Facas cozinha 3
Espátulas p/ cozinhar 3
Peneiras 3 tamanhos distintos
Saca-Rolhas
Batedor de ovos
Jogo de baixelas inox 5
Pegador de macarrão 2
Abridor de garrafa
Avental 1
Batedor de carne
Bule de café e leite
Canecas 4
Medidor 1
Chaleira
Cuzcuzeira
Descanso de panelas 5
Escorredor de arroz
Espátula p/ patês 6
Jogos americanos 4
Jogo p/ lavar louça (porta-detergente, porta-esponja e lixinho p/ pia)
Luvas de lavar louça 2
Petisqueira 1
Apoio p/ copos 6
Porta-temperos 4
Prendedor de embalagem (vários)
Rolo de macarrão
Rodinho de pia 2
Tábua de frios 2
Bombonière 2
Saladeira 1
Concha para molho 1
Pegador de salada 2
Farinheira
Frigideira para crepes 1
Jogo para frios
Dosador de bebidas
Descascador de batatas

6. LAVANDERIA:

Eletrodomésticos
Ferro de passar
Máquina de lavar roupa
Aspirador de pó
Utensílios Lavanderia
Tábua de passar
Varal
Pregador de roupas (vários)
Estopas 10
Escovas 2
Baldes 3
Bacias 2
Lixeira grande
Desentupidor 
Cabides
Despensa
Armário
Cesto para roupa suja
Pá de lixo
Rodo e vassouras
Escada retrátil
_______________________________________________

terça-feira, 17 de junho de 2014

A planta do meu mini apê

Oi gente, tudo bem?

E aí, estão curtindo a Copa? 
Para quem não é de Recife, quero deixar um esclarecimento: a Arena PE não fica na cidade de Recife, mas sim na cidade de São Lourenço da Mata, que é na região metropolitana. Fico p. da vida porque não colocam o nome correto da cidade, achei muito desrespeitoso! #prontofalei
No mais, sigo torcendo pelo Brasil e curtindo alguns jogos em casa.


Como havia dito a vocês numa postagem anterior, eu solicitei a planta do meu mini apê à construtora e eles me enviaram por e-mail.
É uma sensação legal, fico vendo e tentando imaginar mil e um planos para o meu apê, também sinto que cada vez mais se aproxima fevereiro de 2016, caso ele não atrase! rsrsrs...
Escolhi essa unidade porque a sala de jantar era maior. Como nós gostamos de receber família e amigos em casa, achamos que uma mesa de 6 lugares e um espacinho mais confortável seria a melhor solução :)

Olha ela aí:



Estou seriamente pensando em contratar uma arquiteta, e até já tenho uma mente. Meu apê tem 45m² e eu quero aproveitar bem cada centímetro, cada possibilidade. Estou fazendo um orçamento, mas só pretendo contratar mesmo a partir do ano que vem, até por questões financeiras... Quando eu fechar o negócio, eu conto tudo aqui pra vocês.

Também estou naquela fase de definir quais as minhas prioridades, para saber o que é ou não indispensável para o meu apartamento, pois não quero enchê-lo com coisas inúteis apenas para ocupar espaço...

Enfim, é isso.
Espero que gostem :)
Aguardo comentários.

Abraço!!

domingo, 15 de junho de 2014

O mini apê do leitor - Rafa Farias (Recife/PE)

Oi pessoal, tudo bem?

Aleluia, estou de volta!! Agora voltei pra ficar! :D :D :D
Em primeiro lugar quero agradecer a todos os queridos leitores e amigos que me desejaram melhoras. Minha cirurgia ocorreu na terça e já estou melhorando. O processo de recuperação é chatinho e doloroso, mas vamos levando com muitos remédios... heheheh... Acredito que daqui a uns 7 a 10 dias estarei 100%.
Peço desculpas pela demora e falta de notícias. Mas é que, infelizmente, não tive realmente como postar antes. 


Para voltar com as postagens do Meu Mini Apê em grande estilo, resolvi logo de cara inaugurar a tag "O mini apê do leitor"! Uhuu!
A partir de hoje, quem quiser mostrar seu apê ou algum ambiente específico dele, pode me enviar as fotos que eu terei o maior prazer em compartilhar por aqui: bruninhamacario@gmail.com

A ideia já existe em outros blogs. Mas acho super interessante mostrar a "vida real" da decoração de interiores, para que possamos ver que é possível sim fazer algo legal em nossos lares, muitas vezes sem gastar fortunas e com bastante criatividade.

Hoje, trouxe para vocês se inspirarem fotos do apartamento da minha amiga Rafaela Farias, que também mora aqui em Recife/PE.
A Rafa é casada há menos de 1 ano e, antes de casar, ela e o maridão resolveram comprar um apartamento já pronto. O apê deles de longe não é mini, pois tem 80 m², mas serve muito para nos inspirar. No entanto, as ideias da decoração foram todas planejadas pelo casal, mais especificamente pela Rafa, que é super jeitosa e criativa.
O apê ficou assim:

1. Sala: Salas de jantar e estar integradas. O piso de todo o apartamento foi feito em porcelanato, uma pedida para lugares quentes como Hellcife. rsrsrs. A parede foi pintada na cor branco gelo e no forro do teto foi usado gesso tabicado. Tudo em tons neutros. Os pontos de cor ficaram por conta da mobília e dos objetos de decoração. A mesa laqueada branca é um arraso!








2. Cozinha: A cozinha integrada à área de serviço ficou linda e funcional, misturando o clássico preto e branco. O balcão foi feito em granito preto, na parede acima ficaram pastilhas cerâmicas pretas, brancas e cinzas. Os armários foram todos planejados. Os da parede acima do balcão são com portas de vidro na cor preta e os demais são brancos em mdf. Alguns feitos em loja e outros por marceneiros. O ponto de cor ficou por conta das cadeiras amarelas (lindas) da Tramontina.






3. Suíte + closet/home office: A suíte do casal foi integrada a outro quarto, através de uma porta de correr. No quarto menor foi feito um guarda-roupas bem grande com espelho na porta do meiopara os dois e um home office, pois o marido da Rafa trabalha muito em casa. A suíte ficou uma graça com essa parede em Drywall, com dois nichos com objetos de decoração e iluminação em led. O banheiro da suíte ficou fofo com pastilhas verdes :)
OBS: A foto da parede do quarto mostrando os nichos na parede foi cedida pela Rafa, as demais foram tiradas por mim.







4. Banheiro social: As pastilhas cerâmicas em formato de canjiquinhas e a iluminação por trás do espelho deram um efeito especial ao banheiro social. a bancada de mármore fechou com chave de ouro a decoração desse ambiente!



E aí, pessoal, gostaram do apto da Rafa? Espero que sim e que tenham gostado dessa nova tag. 
A ideia surgiu quando visitei o apê dela. Eu disse: "mulher, teu apê tá muito massa, deixa eu mostrar no blog!" e ela topou. rsrsrsrs...
Então, agora o espaço fica aberto pra quem quiser compartilhar aqui também o seu mini apê ou parte dele. Ficarem feliz em poder postar o cantinho de vocês :)

Aguardo comentários.

Abraço.


terça-feira, 3 de junho de 2014

Inspiração: paredes com porta retratos

Oi gente, tudo bem!
Enfim, estou de volta!! \o/

Estava com muita saudade de blogar e de interagir com vocês! Mas agora estou de volta para colocar os assuntos em dia e trazer muitas coisas legais para dividir com vocês. Aos poucos vou passando em cada blog amigo para comentar e ver as novidades :)

Sobre o meu apartamento: hoje eu liguei para a construtora e disseram que a planta das unidades já estão disponíveis! Eles ficaram de me enviar por e-mail. Assim que eu a receber, trago aqui para mostrar a vocês :} 
Ainda esse mês, pretendo dar uma passadinha na frente da obra para ver como está andando a coisa, aí tirarei fotos e postarei por aqui também.

_

Sobre o tema do post de hoje, posso dizer que adorooo fotos e porta retratos! No meu quarto, tenho um lindo na minha parede, que foi presente do maridão no nosso primeiro mês de casados.

Acho muito lindo quando vejo uma parede decoradinha com fotos e porta retratos, acho o máximo! No meu mini apê teremos um pequeno corredor que ligará a sala aos quartos e banheiro. Na parede desse corredor, pretendo fazer alguma decoração com porta retratos e fotos do casal e da família.

Então, encontrei no google imagens algumas lindas inspirações para dividir aqui com vocês. São vários tipos, formatos e cores que podem deixar o ambiente mais charmoso e com aquele jeitinho de lar:

1. Na sala, por cima de uma parede de espelhos. Um luxo!



2. Tomando toda a parede da sala de jantar/cozinha.


3. De um jeito bem fofo, integrado a adesivos.



4. Porta retratos coloridos, para fugir do lugar comum.



5. Estilo mais clássico, com porta retratos pretos, integrando a decoração da sala de leitura / biblioteca.



6. Para os românticos, os porta retratos dispostos em formato de coração sobre a cabeceira da cama. <3



7. Com um pé na sustentabilidade: fazer um porta retratos com uma moldura (aparentemente) antiga. Adorei a ideia!



8. Para os adeptos do estilo clean, os porta retratos brancos são uma boa pedida! Super charmosos.



9. Parede vazada com porta retratos e iluminação de led: moderno e antenado!



10. Um estilo mais "mulherzinha", com um sofá rosa e molduras coloridas. Eu querooo! hahahah...



São muitos estilos, cores e formas. O legal é pensar no estilo que você mais gosta e fazer um cantinho para expor as fotos dos momentos especiais.
Gostei bastante da parede vazada do número 9, acho que ficaria interessante no corredor :)

Ah, eu tenho esse porta retratos aqui, que ganhei do meu marido. Achei fofo (ele me deu com as fotos):



Espero que tenham gostado das inspirações hoje!
E vocês, têm ou pretendem tem um cantinho com porta retratos? Qual dos estilos mais gostaram?

Aguardo comentários.
Abraço!