segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dica: Aprendendo a utilizar melhor o espaço da sala integrada

Oi gente, tudo bem?

O post de hoje contém algumas dicas para utilizarmos melhor o espaço das salas integradas, tipo jantar + estar, que está presente praticamente em todos os apartamentos pequenos atuais.

A arquitetura moderna vem priorizando tirar o melhor proveito dos espaços de um apartamento, mesmo nos menores, aperfeiçoando a disposição dos cômodos e construindo residências mais acessíveis financeiramente e, ao mesmo tempo, que não percam em conforto. 

Uma das formas mais utilizadas de se fazer isso é a junção de ambientes - e a combinação que mais dá certo é integrar as salas de estar e jantar. No entanto, essa prática traz consigo um desafio para quem mora em um apartamento assim: como decorar esse ambiente conjunto? 

A primeira dica é muito importante, apesar de um pouco óbvia também: busque uma decoração que dê hegemonia ao ambiente, agregando as duas salas - e não o contrário, com muita distinção entre as decorações da sala de estar e da sala de jantar. Utilize uma só identidade visual em ambos os cômodos e escolha elementos de decoração parecidos, como cores repetidas, enfeites, o mesmo piso. Também se aproprie da vantagem de ter um cômodo mais amplo: use espelhos nos dois ambientes, reforçando a ideia de um espaço grande, e aproveite a iluminação natural do ambiente, ampliada pela integração das salas. Assim, mesmo se for pequeno, o apartamento ganha um visual amplo, unificado e harmonioso. 






Outro cuidado importante é, apesar de criar uma decoração integrada, saber delimitar os espaços de cada sala. Isso pode ser feito através de elementos pontuais, como tapetes, sofás sem encosto, aparadores, entre outros. Também é preciso ter atenção para não obstruir o espaço de circulação entre os ambientes, já que sua integração tem como vantagem justamente a liberdade e facilidade de transição de uma sala para a outra, o que estimula a socialização entre os moradores mesmo que estejam em salas diferentes.





Para finalizar a decoração, opte por móveis e acessórios multifuncionais, tanto na sala quanto na cozinha. Uma bancada de cozinha que vira mesa de jantar, aparadores que servem como elemento de decoração e também porta objetos, uma mesa que possa virar rack, entre outros, dão charme e também praticidade, especialmente no caso daqueles apartamentos mais compactos.





(Fotos: google imagens)

Pronto, agora você já sabe como aproveitar bem o espaço da sua sala de estar e jantar integradas, sempre buscando beleza, praticidade e, claro, seguindo seu próprio estilo!

É isso. Espero que gostem e que essas dicas sejam proveitosas :)
Aguardo comentários.

Ah, esse post foi feito em parceria com a Tibério, uma construtora de São Paulo que investe na construção de apartamentos pequenos, mas sem abrir mão da qualidade.
Estamos testando essa parceria e, se vocês gostarem das dicas da Tibério, de repente podemos tornar a parceria fixa, já que tudo que trouxer boas contribuições ao conteúdo do blog será bem-vindo ;)
Para quem quiser conhecer os modelos dos apartamentos da construtora, acesse: Tibério

Abraço!

* Post-parceria

14 comentários:

  1. Oi Bruna, quanta inspiração massa, eu super gostei da parceria!!!
    Vc poderia informar qual a fonte da imagem 8, acho super show essa decor dessa imagem,
    Ab Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    Tbm adoro esse estilo da sala da foto nº8, reflete um pouco do que quero pra minha e já postei ela no insta do blog, muita gente curtiu.
    Não tenho o link dela aqui, pq tirei do google imagens, mas ela é do site da revista Minha Casa. Tenta dar uma olhada por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Bru, Vou ver se acho, obrigada,
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oii Bruna, adorei as dicas, estão bem claras e muito bem explicadas. Adoreii!
    Seguindo esses passos, a decoração ficará perfeita.
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Adorei as idéias, a foto 6 é minha inspiração para minha mesa, rsrs tenho ela guardadinha, vi na revista minha casa...
    Vou dr uma olhadinha no link, adoro decoração!!
    bjão boa semana pra vc!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna vi tua entrevista no blog da Karim e vim espiar adorei e com certeza vou estar sempre por aqui. BJOSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Que bom que gostou!
      A Karin é uma fofa mesmo, adorei o post da entrevista.
      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  6. Oi Bruna! Parabéns pelas ideias lidas e funcionais, achei também muito boa a parceria com profissionais da área. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Patrícia! Espero que a parceria seja proveitosa.
      Bjs!

      Excluir
  7. Oii Bruna! que bacana encontrar seu blog.
    Também moro em apartamento e gosto muito de dicas assim,
    Parabéns pelo blog (seguindo). :-)
    bjs

    www.detalhesquevejo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia!
      Que bom que gostou do blog, seja bem-vinda! Vou conhecer seu blog tbm e espero que possamos trocar muitas figurinhas por aqui.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá,
    Adorei as ideias, amei a terceira foto. Vou acompanhar o seu blog.

    Ah...tem sorteio acontecendo lá no blog ,acesse e participe!

    Beijos,
    Carla Martins
    https://euemeuape.wordpress.com/2015/02/06/1o-sorteio-do-blog-aniversario-de-2-anos/

    ResponderExcluir