quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dicas e inspirações para cozinhas pequenas

Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

As dicas de hoje são sobre cozinhas pequenas. Eu adoro uma boa cozinha, mas ainda não domino a arte de cozinhar :P Mas não é porque esse cômodo não é o principal da casa/apê que não devemos dar a devida atenção a ele, né?! Traduzido > né = não + é

Hoje em dia, com a drástica redução no tamanho dos novos apartamentos (principalmente em Recife), esse cômodo passou a ser cada vez menor. Lembro de quando eu era criança e morei numa casa relativamente grande, a nossa cozinha era um dos maiores cômodos da casa. Cabiam todos os eletrodomésticos e ainda tínhamos uma mesa de 5 lugares nela! heheheh... E ainda tínhamos espaço para circular livremente nela. Tempo bom aquele :}

No entanto, com a diminuição das cozinhas atuais, precisamos decora-los com móveis e eletrodomésticos que realmente caibam no espaço, sem afetar substancialmente a circulação e incluindo armários para caber tudo. Tarefa não muito fácil, hein?

Algumas dicas que acho válidas para utilizar bem o espaço da cozinha:


1 - Usar móveis e decoração em cores claras, para dar uma sensação de maior amplitude.

2 - Se possível, fazer os armários planejados, para caber certinho na cozinha e ter espaço para guardar tudo.

3 - Comprar eletrodomésticos em tamanhos mais compactos (ex: geladeiras menores e fogões 4 bocas, se possível).

4 - Garantir uma boa iluminação.

5 - Colocar prateleiras nos lugares mais altos, para aproveitar ao máximo todo o espaço.

6 - Menos é mais: guarde apenas o suficiente! Nada de guardar tranqueiras velhas e sem utilidade. Fazer uma faxina de vez em quando ajuda a se livrar das coisas sem utilidade.

_

Bom, passadas as dicas para otimização de espaço, busquei algumas inspirações de decoração de cozinha pequena. Tentei encontrar cozinhas tipo corredor, que são as mais usadas atualmente (inclusive a minha é assim) e com decoração acessível, que aparentemente pode ser feita/custeada por nós, meros trabalhadores mortais... rsrsrs... Espero que gostem:













E aí, gostaram das inspirações de hoje? A cozinha de vocês também é do tipo corredor?

BÔNUS: Aha!! O post não acabou! hehehe...

Para quem já mora no seu apê/casa e quer fazer algo diferente na cozinha, sem gastar muito, seguem 3 diquinhas básicas e rápidas que estão super "na moda":

1 - Aplicação de pastilhas apenas em parte da parede:




2 - Luzes de led:



3 - Adesivos imitando azulejos decorados (também chamados de adesivos portugueses para azulejo):


(Fotos: google imagens)

Ufa, muita informação, né?!
Espero que tenham gostado e que essas dicas sejam úteis :D 
Aguardo comentários.

Abraço.


10 comentários:

  1. As cozinhas estão cada vez menores mesmo!! E isso é triste, nem me empolga para ir para lá... Por isso devemos aproveitar bem o espaço, para que fique mais atrativo e funcional. Gosto das cozinhas mais "clean" nos moldes da primeira e da penúltima da primeira lista... Os azulejos pequenos encarecem a decoração e eu, particularmente, prefiro nos banheiros. As luzes de led eu adoro... Acho que é isso por hoje. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Pat, não fique triste! Vc contratou uma arquiteta justamente pra pensar num projeto legal, tenho certeza que seu apartamento vai ficar lindo! :)
      As pastilhas a que vc se refere não encarece não, pois hj em dia são comerciados blocos em tamanho de cerâmica com as pastilhas. Aí se vc fizer apenas uma parte da parede, sai bem com conta sim :)
      Bjs!

      Excluir
  2. Esqueci de falar, adoro aquelas mezinhas na cozinha, como a da foto sete da primeira fileira, mas meu ap não terá espaço:( Foi triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho legal. Fala com sua arquiteta pra ver essa possibilidade. No meu caso, tô pensando em fazer uma bancada estreita com duas banquetas no lado oposto da pia/balcão, para fazer lanches rápidos. Acredito que na sua tbm caiba. ;)

      Excluir
  3. Bruna sua fofa que post show de bola! Sou sua vizinha aqui de Aracaju/se rs...estou te acompanhando!
    Vc podia colocar a fonte da 5 imagem?? Acho muito linda essa comobinação da mandeira com branco!
    AB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Qual o seu nome?
      Fico feliz pq vc gostou do blog! :D
      Olha, quando eu busco inspirações, eu faço uma seleção de fotos no google imagens. Essa que vc pediu, especificamente, verifiquei que tbm foi de um blog com dicas de decoração: http://oapeenosso.wordpress.com/2012/05/26/planejando-a-cozinha-perfeita/

      Se tiver mais alguma dúvida, fico à sua diposição!
      Bjs.

      Excluir
  4. Oi Bruna,
    SOu Danielle ( nem identifiquei rs), Obrigada pela fonte!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim, Danielle. Seja bem-vinda! rsrsrs...
      De nada, qualquer coisa estamos às ordens!
      Bjs

      Excluir
  5. Ótimo post, sei que nossa cozinha é pequena, mas com uma arrumação bacana, vai ficar bem transitável, principalmente quando duas pessoas estiverem no mesmo ambiente, além do mais sou um pouco desastrado, aproveitar os espaços nunca é demais..rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amor!
      Tenho certeza que nossa cozinha vai ficar lindona e organizada.
      Xero!

      Excluir