sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reflexão: sobre as neuras de ter um apê pequeno

Oi gente!
E hoje já é sexta-feira, que maravilha!! :D Adoro as sextas, mesmo estando de férias do meu trabalho. rsrsrs...

Acho que alguns de vocês já repararam que eu tenho um certa neura com meu mini apê. É que eu quero que caiba tudo nele, mesmo com pouco espaço, mas também sem me apegar a coisas sem utilidade.
Como criar esse equilíbrio?

Nessa postagem aqui, eu compartilhei com você algumas dicas de como economizar espaço e, inclusive, iniciei uma reflexão sobre o que seria realmente necessário para ter no meu apartamento. Essa questão vem me martelando há dias e pretendo parar um pouco com essa neura. Sou muito impaciente e ansiosa, por isso, quero desapegar mais de tanta neura...

Para parar um pouco com isso, nesse feriadão de São João, vou pegar a lista que postei aqui e vou sentar com o marido para conversarmos sobre ela. Pois, o próximo passo que quero fazer é tentar montar um orçamento de quanto, em média, poderemos gastar com a reforma e mobília do nosso apê. Um tipo de projeção... Acho que isso vai ajudar bastante a nos organizarmos financeiramente sem levar sustos no futuro e para podermos juntar na poupança com mais eficiência.

Pulando essa questão, tenho pesquisado bastante sobre economia de espaços. Encontrei algumas soluções que acho que vale a pena ter no apê, pois elas são ótimas aliadas em espaços enxutos! Para acabar um pouco com essa minha neura de que "não cabe". kkkkkkk...

Separei os que achei mais interessantes para mostrar a vocês:

1. Cama box baú. Atualmente minha cama box é normal, então, utilizo todo o espaço do maleiro meu guarda-roupas para o enxoval de cama e banho. Com essa cama box baú vou poder colocar tudo nela, assim, vou ganhar bastante espaço no futuro guarda-roupas.




2. Como já comentei com vocês nesse post aqui, quero muito fazer uma sala de jantar com canto alemão. Acho lindo e moderno, a minha cara! kkkkk... #poucomodesta. Então, achei interessante fazer umas gavetas abaixo do banco, como mostra na segunda foto, para guardar jogos americanos, sousplat, passadeiras e tudo relativo à sala de jantar. A primeira foto mostra exatamente o estilo que pretendo fazer :}





3. Um home office pequeno. O meu home office hoje é grande porque tinha bastante espaço disponível na casa dos sogros. Mas quando nos mudarmos, vamos fazer um só para ambos (hoje cada um tem o seu canto) e adaptado em algum lugar do apê.




4. Marcenaria planejada. Faz uma total diferença em ambientes pequenos, pois cada móvel terá as suas medidas adaptadas ao imóvel. Sei que muitos não podem por ser um pouco mais caro que os móveis convencionais vendidos em lojas de varejo, mas para quem tem essa condição, acho muito válido! Um marceneiro pode sair por quase o mesmo preço de um produto de vareja e mais barato que lojas de planejados. No meu caso, eu já quero planejar com antecedência a questão financeira. Também tive a sorte de ter um pai marceneiro, assim vou economizar bastante. OBS: estou cada vez mais inclinada a ter uma bancada de cozinha branca, se tiver bala na agulha ($$). rsrsrs...



(Fotos: google imagens)

Bom, essa é a minha reflexão da semana. Espero realmente tirar um pouco dessa neura de que apto pequeno não cabe isso ou aquilo. O negócio é planejar, tanto os ambientes quanto o financeiro... Pois também não adianta querer algo legal e não ter dinheiro para isso.

Espero que as ideias acima também possam inspirá-los e que as minhas reflexões também possam ser motivo para debate aqui no blog e entre vocês mesmos. Acho que compartilhar ideias e opiniões é fundamental para encontrarmos soluções.

Por fim, deixo aqui o comentário da leitora Dani, de SE, que me deixa bastante feliz em ver que é sim possível viver bem em um apartamento pequeno e que essas neuras vão passar:

"Então vejo mto a sua preocupação em relação ao mini apê de 45m, vou deixar aqui um pequeno relato:
Não sou arquiteta, designer longe disso, mas meu irmão comprou um mini ape de 44 metros e daí pirei achava mto pequeno e tal, ele tem dois filhos e esposa, o que posso dizer é que com algumas informações em blogs assim como o seu pode me ajudar a dar uma ajudinha no mini ape dele, hoje ele vive confortavelmente e muitoo feliz no apto com sua familia, não contratamos arquitetos nem outros profissionais!!"


Um grande abraço e ótimo final de semana / feriadão a todos!
Vou adorar ler e responder o comentários de vocês sobre o assunto
;)

21 comentários:

  1. Que legal, amei a ideia das gavetas abaixo dos bancos!!!
    Nunca tive neura com espaço até entrar no apartamento pela primeira vez e daí em diante mudei muita coisa com relação a ideia dos móveis e da decoração do apartamento haha'
    beijinhoss...
    http://bridalsecrets.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jéssica, em alguma hora sempre bate uma pequena insegurança... heheheh...
      Mas o blog serve pra trocar informações, assim a gente pode se sentir melhor e imaginar soluções ideais!
      Bjs

      Excluir
  2. Nossa, minha cama já é baú. E foi minha maior preocupação. Hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Só esqueceu de dizer seu nome. heheheh...
      Com certeza, vou querer uma cama baú!
      Bjs

      Excluir
  3. Olá Bruninha.
    Eu também fico muito preocupada em relação ao meu apê, e olha que só devo receber em 2016. No início eu não parava de falar, parecia uma papagaia de tanto repetir as preocupações, o tanto que preciso gastar, como vai ser a escola da minha filha e coisa e tal... só que tudo isso está num presente e ainda distante, parei e pensei que eu não podia me exceder agora por algo que nem estava vivendo.

    Hoje estou mais tranquila, aos poucos compro uma coisinha aqui, outra ali, pro enxoval do apê, pra quando não chegar finalmente o dia, sair comprando um monte de coisas, tudo em cima da hora e vem aquela enxurrada de coisas pra pagar. E quando for fazer projeto, minha opinião é que vc vá a diversas lojas, veja a que te proporciona confiança e qualidade e conte sempre com a ajuda do seu pai, pois ele é um cara experiente e sabe das coisas.

    Espero que a minha experiência possa ajudar.

    --
    Adorei o mesa de jantar com canto alemão, eu não sabia que era esse nome. Uma pena que meu apê não tem um espaço para colocar uma mesa assim....

    boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce! O meu tbm só sai em 2016. kkkkkkkkk...
      Isso tudo faz parte da ansiedade pré-apartamento :P
      Tbm quero ir comprando as coisas aos poucos, pra não comprar tudo de uma vez e ter um rombo financeiro. kkkkk..
      O canto alemão é lindo mesmo e bom para pequenos espaços.
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi querida, realmente hoje quem opta por comprar um apartamento tem que se preocupar com o espaço. As construtoras a cada dia aumentam os preços e diminuem o tamanho dos apês. Eu realmente n entendo essa relaçao.
    O bacana é que vc esta conseguindo com criatividade deixar seu cantinho lindo. Em breve estarei nessa mesma fase.
    Sucesso, seu blog é massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cau!
      Meu apê só sai em 2016. heheheh... Mas desde já me preocupo com a questão do tamanho.
      As construtoras fazem isso para lucrar né... No lugar de 4 aptos de 85m² eles fazem 8 de 45m²...
      Bjs!

      Excluir
  5. Ai Brunaa, que bom que gostou do comentário/relato e tomou como inspiração para a sexta rs também adoro sextas!!
    Gostei bastante da sua reflexão a respeito das neuras, isso eh mas que normall!!!
    Acredito que vai fazer seu apê ficar muito lindo, bjs, Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Obrigada pelo comentário que publiquei. Isso me faz ficar um pouco menos preocupada com a questão do espaço.
      Bjs!

      Excluir
  6. Olá Bruna, vim fazer uma visita e dei de cara com um problema comum para nos moradoras de apertamentos, nossa que mesa linda e suas ideias são ótimas...
    Vim visitar e gostei tanto que estou te seguindo.... Bjos....

    http://cantinhonailha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao blog, Valéria! Volte mais vezes!
      Que bom que gostou.
      Bjs

      Excluir
  7. Amo a ideia do Canto Alemão!!!

    Beijos!

    www.amandomecasar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyandra! Que bom que gostou. A ideia é ótima mesmo, e traz um ar bem moderninho ao apê.
      Bjs!

      Excluir
  8. Achei muito bacana a sua postagem e me identifiquei com ela.
    Para mim não vejo problema em espaço pequenos eles ficam lindos bem planejados
    tudo depende do quanto se quer gastar. Mas com pouco dinheiro tbm dá para fazer
    coisas inteligentes e lindas.
    A casa aqui do sitio é pequenina, mas o encantamento de quem a conhece por dentro
    não deixa nada a desejar a uma grande casa de campo.
    Já tive um canto alemão bem pequenino que mandei fazer fica lindo.
    O seu apê vai ficar lindo...uma dica: não faça tudo de uma vez; a gente sempre acaba mudando de idéia.
    abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janicce!
      Bem-vinda ao blog! Volte mais vezes :)
      Pois é, vamos trabalhar para que o mini apê fique lindo e organizado. Obg pela dica!
      Bjs

      Excluir
  9. Olha flor, eu amooooooo mini-apês!!!
    Amo mesmo, eu não gosto de juntar tralha, eu gosto de um ambiente mais clean, e odeio casas grandes com quintal (principalmente se tiver grama) que vc passa mais tempo limpando a casa do que morando nela!
    Ah sei lá, podem me chamar de chata, mas eu acho que a vida anda tão corrida, a gente já tem tanta preocupação, que eu acho um super desperdício de tempo ficar boa parte do dia cuidado de uma casa grande (exceção se a pessoa for #rycah e tiver empregada, lavadeira, passadeira, cozinheira e babá kkkkkkkk) Como eu não sou, prefiro um cantinho mini, charmoso e aconchegante pra me receber depois de um dia de trabalho!! ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Muito legal sua visão! De certa forma vc está certa, pois moro na casa dos meus sogros (cerca de 120m² só a casa, fora o quintal) e realmente dá um trabalhão pra manter tudo limpo e organizado.
      Masss... Se eu pudesse, gostaria sim de ter uma casa grande, pq apesar de trabalhoso, tbm tem suas vantagens,
      Obg por compartilhar sua opinião e volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  10. Como tinha comentado, nossos gostos são muito parecidos! Os 5 itens que tu citou estão na lista do meu apê :P

    Eu tenho uma cama box baú e é ÓTIMA, uma baita mão na roda pra guardar edredom, travesseiros, toalhas, guardo uma mala grande com roupas que não são da estação (além de uns cacaquerinhos que não tem lugar definido). Como atualmente moramos num apê alugado de um quarto, o nosso armário cabe praticamente só nossas roupas.

    Bjs!

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! Só vi seu coment hoje. kkkkk...
      Mas é isso, com criatividade, vamos encontrando soluções para os espaços pequenos.
      Bjs!

      Excluir
  11. corrigindo: *além de uns cacarequinhos - tenho problema em escrever essa palavra haahahahhaha

    ResponderExcluir